Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/transitodinamico/public_html/conexao.php on line 7
Portal Trânsito Dinâmico - Florianópolis / SC

notícias


13/01/2012

Ipem dá dicas de prevenção de fraudes em postos de combustíveis

 O programa Fantástico, da TV Globo, mostrou na edição de domingo (8) um golpe de adulteração em bombas de combustível. A reportagem mostrou como os motoristas são roubados quando abastecem nos postos. Os golpistas usam controle-remoto para adulterar a quantidade de gasolina que entra no carro. O homem suspeito de comandar o esquema de fraudes se entregou a polícia acompanhado do advogado na segunda-feira (9), em Curitiba (PR) (assista no vídeo abaixo os detalhes do esquema). Em Campinas, foram vistoriados 23 postos de combustíveis no ano passado. Seis deles foram autuados porque estavam irregulares. O consumidor pagava um valor maior do que a quantidade de combustícel colocada no tanque. Em um dos postos, o Ipem identificou a mesma fraude mostrada pelo Fantástico e as placas foram recolhidas. Mas neste caso, o estabelecimento não usava um controle remoto para controlar o dispositivo.

 
Segundo Cleudimar Fonseca do Amaral, delegado regional do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) de Campinas, o consumidor tem dificuldade em identificar o problema, porque trata-se de uma fraude eletrônica. O Ipem recomenda que o motorista desça do carro e acompanhe o abastecimento do veículo. O consumidor também deve observar também se os indicadores do instrumento, volume e preço estão zerados antes do início do abastecimento e verificar se o valor do litro indicado na bomba confere com os valores indicados nos painéis de preços dos combustíveis.
 
Outra recomendação do Ipem é observar se ao ligar a bomba, ocorre um avanço nos indicadores de volume e preço. Em caso positivo, o correto é não aceitar o abastecimento, pois provavelmente a mangueira encontra-se vazia e o consumidor estará pagando por um combustível que não será fornecido.
 
Caso ocorra a dúvida quanto ao volume efetivamente entregue pelas bombas, o consumidor pode solicitar ao gerente do posto a medida de 20 litros (verificada pelo Ipem/SP) para que efetue uma medição em sua presença. O erro máximo permitido para 20 litros é de + 100 ml (100 mililitros).
 
Fonte: EPTV

Aproveite e Consulte

Abaixo você tem a oportunidade de consultar seus pontos na carteira, ver resultado de provas, fazer simulados e conferir os cursos disponíveis.
Não perca tempo, aproveite o que o Trânsito Dinâmico oferece de melhor pra você !!!

Consulta CNH

Consulta pontuação da sua habilitação

Resultado Prova

Confira sua nota no DETRAN/SC

Simulados

Teste seu conhecimento fazendo um de nossos simulados

Cursos

Confira os cursos disponíveis

faça parte do nosso banco de dados

Preencha com seu Email o formulário abaixo e começe a receber nossos informativos.