Evitando batidas no trânsito

Mistura perigosa aumenta acidentes com motociclistas
julho 16, 2012
Detrans vão propor que motociclistas não usem ‘corredores’ entre carros
julho 20, 2012

Uma maneira eficiente de diminuir acidentes de trânsito sem ter que depender totalmente de uma máquina, cortesia do MIT.

Diferente de outros projetos ligados à automação de veículos de passeio, o conceito não pretende criar um carro que se conduza sozinho. Em vez disso o co-piloto inteligente, como é designado pelo seu autor, é um sistema passivo que se mantém silencioso durante a maioria do tempo, atuando apenas se detectar a possibilidade de uma colisão ocorrer. Nesse caso o sistema toma o controle do carro e evita a mesma.

A tecnologia encontra-se em testes desde setembro de 2011 e os resultados mostram que poucas colisões registaram-se graças ao assistente inteligente. A maioria dos problemas registrados tiveram origem em erros na hora dispositivo fazer a interpretação das imagens captadas.

Um dos possíveis desenvolvimentos da ideia é transformá-la em um app para smartphones, o que significaria que qualquer pessoa poderia utilizá-la e em qualquer carro, bastando colocar a câmera do telefone virada para a estrada que, em conjunto com o giroscópio e acelerador, constituiriam os sensores do sistema.

Ainda não existem datas para a conclusão do projeto do co-piloto de segurança, mas a expectativa é que o período de testes termine logo para que possamos usufruir de um dispositivo que realmente auxiliaria no trânsito.

FONTE: PreçoCelular.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *