A realidade virtual no tratamento para perder o medo de dirigir.

Brasil reduz mortes no trânsito, mas está longe da meta para 2020.
setembro 21, 2018
Tecnologia e mobilidade urbana: um incentivo ao uso de bicicletas.
setembro 26, 2018

A tecnologia promove um contato imersivo do paciente com as raízes do seu medo, tratando-as profundamente, por meio da simulação controlada.

Pessoas em tratamento para perder o medo de dirigir, hoje, podem contar com uma nova aliada: a realidade virtual.

A tecnologia existente permite a criação de cenários tão próximos à realidade que o seu efeito na mente das pessoas é quase o mesmo de um acontecimento real.

Para esclarecer um pouco mais sobre como funciona esse tipo de terapia, e também, como ela pode ser aplicada no tratamento para perder o medo de dirigir é que estamos aqui!

Vem com a gente conhecer!

A cura do medo de dirigir pela realidade virtual

Todas as fobias, seja ela o medo de viajar de avião, de aranhas e o próprio medo de dirigir pode fazer uso da realidade virtual. No fundo, a fobia existe pelo medo desproporcional, onde em muitas situações, a pessoa pode perder o controle frente ao objeto ou animal temido.

E é justamente por isso que a realidade virtual no tratamento dessas fobias tem dado tão certo.

A técnica coloca pacientes em cenários quase reais

A tecnologia de hoje permite a criação de cenários muito realísticos, transportando literalmente o paciente para o universo em questão.

Neste ambiente a pessoa se coloca em contato direto com as raízes do seu medo. E é esse contato imersivo uma das grandes vantagens da terapia.

Assim, a realidade virtual vai expondo aos poucos o paciente a situações em que ele precisa enfrentar o objeto do seu medo. Dessa maneira, passo a passo, ele vai ganhando mais autonomia e confiança.

Outras terapias dão complemento ao método

Os óculos de realidade virtual, quando usados no tratamento das fobias, são tidos como ferramentas complementares às terapias. Ou seja: são apenas parte do tratamento que continua sendo realizado por psicólogos.

Portanto, em paralelo, estes profissionais realizam outros procedimentos. Como por exemplo, a Hipnose, a Terapia Cognitivo Comportamental e a Auriculoterapia. Assim como, as Técnicas de Relaxamento e Respiração Diafragmática, entre outros mais.

Como a tecnologia atua no tratamento para perder o medo de dirigir?

A realidade virtual, quando usada no tratamento para perder o medo de dirigir, faz com que o paciente vá dominando aos poucos o seu medo.

Isso porque, com a tecnologia se torna possível fazer com que o paciente simule estar na condução de um automóvel, passando por todas as etapas dessa condução. Isso, com vera semelhança a qualquer passeio de carro, sem que ele saia do consultório para fazer isso.

O que explica o sucesso da técnica para tratar fobias?

A experiência verossímil que a técnica proporciona é uma das grandes vantagens da terapia. E é isso que a diferencia dos demais tratamentos. Uma vez que todos os demais usam apenas da imaginação do paciente para colocá-lo em contato com o objeto do seu medo.

Essa exposição, mais intensa e quase real, traz melhores efeitos pois ajuda o paciente a perceber como o seu corpo reage, a controlar seus impulsos e a superar seus medos.

E ainda, se torna mais segura para o paciente que está fazendo o tratamento para perder o medo de dirigir. Sobretudo porque a exposição é feita em etapas e com o completo monitoramento das reações do paciente.

A utilização exige a orientação de especialistas

Apesar dos benefícios, a realidade virtual ainda tem algumas restrições de uso. Uma vez que o tratamento não é indicado para pacientes com epilepsia e problemas cardiovasculares sérios. Também gestantes ou qualquer outro transtorno psicopatológico.

Portanto, a terapia exige acompanhamento especializado de um psicólogo. E deve ser realizada como método auxiliar de outras terapias (aqui já citadas) para cumprir os efeitos desejados. Em especial porque, o medo de dirigir pode ter inúmeras raízes e cabe ao profissional dar a ele o melhor direcionamento.

Como você pode ver, o futuro já chegou. E está disponível pra você, que deseja perder o medo de dirigir. Se é informação extra que você precisa para dar o próximo passo, converse com especialistas no assunto. A Psicotrânsito está aqui para te ajudar! 

 

Por PsicoTrânsito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *